Webdoc

O projeto Caçadores de Histórias do ABC é um produto transmídia, desenvolvido a partir de três plataformas de mídia:  um website e duas redes sociais: o Instagram e o Tik Tok.

O Website contém a narrativa principal, e tem como cenário principal a área central da cidade de São Bernardo do Campo, destacando a via que contém as principais referências relacionadas à memória urbana, ao patrimônio e à cultura de São Bernardo do Campo, a rua Marechal Deodoro. A partir de diversos recursos audiovisuais essa via e diversas edificações de referência vão sendo apresentadas, classificadas nas categorias: sagrado/religioso, cultural/artístico e industrial. 

O website Caçadores de Histórias é trilingue e responsivo, com uma estrutura de navegação não linear, que possibilita aos usuários/interatores a escolha de caminhos de navegação e interação com os conteúdos disponibilizados através de diversas linguagens interconectadas (fotografias, vídeos, aúdios, textos, infográficos). Pode também ser navegado através de um menu e também a partir de um sistema cartográfico, ou seja, um mapa interativo da cidade de São Bernardo do Campo, a partir do qual é possível localizar e explorar os seus diversos lugares de memória que, ao serem selecionados possibilitam que o visitante tenha acesso às narrativas orais e às fotografias disponibilizadas por textos, imagens, sons e vídeos. Esse mapa é interativo e também disponibiliza traçar rotas entre os diversos locais da cidade, registrando comentários e recomendações das visitações realizadas.

No website, os usuários também podem registrar as suas próprias histórias de vida, e receber um bônus que consiste na criação de uma “refotografia”, ou seja, uma imagem elaborada a partir da composição de fotografias antigas e recentes de um mesmo local, que pode também ser compartilhada. 

No Instagram são disseminadas histórias e memórias dos moradores da cidade de São Bernardo a partir de temáticas específicas e relevantes que tem contribuído para o desenvolvimento da Cidade e região do ABC como um todo, através de recursos audiovisuais, que podem ser curtidos, comentados e compartilhados pelos usuários. Cada temática conta com lives, com testes, quizzes de caráter informativo e lúdico em diversos formatos (textos, imagens, animações, etc.), e também um convite aos usuários para que registrem e enviem uma história de vida relacionada a um local existente na Cidade, aos produtores do projeto. As melhores histórias selecionadas serão compartilhadas publicamente na própria rede social e passarão a compor a galeria de registros de memória existentes no Website.

No Tik Tok, são disponibilizados vídeos sobre questões que despertam a curiosidade dos usuários com relação às memórias dos espaços urbanos e da arquitetura da cidade de São Bernardo do Campo, com a utilização de testes e quizzes, Esses vídeos também propõem um desafiopara produção de um vídeo de curta duração, relacionado aos assuntos abordados.